Ambiente das Letras

Consciência e Aprendizagem

Referências

Construímos o blog seguindo algumas entidades, o qual, as propostas de atividades foram baseadas para que haja interação entre alunos e educadores, em que requer o conhecimento de mundo do leitor para desenvolver o aprendizado.  
Segundo Piaget, o comportamento é construído na interação entre o meio e o individuo, sendo assim, a teoria de Vygotsky contribui no processo ensino-aprendizagem para que os alunos desenvolvam o letramento ideológico, por meio de propostas de atividades que envolvam sujeitos ativos e participativos na sociedade em que vivem.

E para finalizar, segundo a LDB 9394/96, no Art. 22:


[...] O Ensino Médio passa a integrar a etapa do processo educacional que a Nação considera básica para o exercício da cidadania, base para o acesso às atividades produtivas, para o prosseguimento nos níveis mais elevados e complexos de educação e para o desenvolvimento pessoal, referido à sua interação com a sociedade e sua plena inserção nela, ou seja, que “tem por finalidades desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.



 Referencias Bibliográficas


OLIVEIRA, Marta Kohl. Vygotsky: Aprendizagem e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1997.


Webgrafias


BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei nº 9394/96. Brasília: MEC, 1996.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>.
Acesso em Março de 2013.


Orientações Curriculares Nacionais. Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf>. Acesso em Março de 2013.


Parâmetros Curriculares Nacionais. Disponível em:
< http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf >.
Acesso em Março de 2013.


Teoria Construtivista de Jean Piaget.
Disponível em:< http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per09.htm >.
Acesso em Março de 2013.


Artigo


MARTINS, João Carlos. “Vygotsky e o Papel das Interações Sociais na Sala de Aula: Reconhecer e Desvendar o Mundo”.
Disponível em:<http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_28_p111-122_c.pdf>. Acesso em Março de 2013.


0 comentários:

Postar um comentário