Ambiente das Letras

Consciência e Aprendizagem

Reciclar é preservar!

Seja Consciente


    Muitos lixos podem ser revestidos em matérias-primas, as quais são utilizadas na fabricação de novos produtos; a este processo de reutilização dá-se o nome de reciclagem. Todos podem colaborar com a reciclagem, a começar pelo lixo doméstico, separando todos os materiais que são reutilizáveis, dos que não competem à reciclagem. Preservar o meio ambiente passou a ser necessário, para garantir-se o mínimo possível da qualidade de vida. Reciclar é sinônimo de preservar, de ser cidadão e mostrar-se consciente. Pratique você também! 

    Alguns materiais levam de 100 a 4.000 anos para se decompor, e muitos deles são lançados por todos os lados cotidianamente, tal ação afeta o solo em que vivemos, aos animais, as plantas e a nossa saúde. Pense Nisso! 


    Veja o tempo de decomposição de alguns materiais que podem ser reciclados: 


Materiais utilizados pela Humanidade - 2010/2011
Produto

Tempo de decomposição
Reciclagem no Brasil %
Embalagens longa vida 
(tetra park)
mais de 100 anos
25
Madeira
0,5 até 15 anos
não há estatísticas
Plástico
100 a 450 anos
15
Garrafa plástica
400 anos
40
Lata de alumínio
100 anos
89
Pneu
600 anos
28
Vidro
4.000 anos
45
Pilhas
100 a 500 anos
feita por postos de coleta
  Fonte base: Portal Dia de Campo.


    Fique atento (a), aos depósitos de lixo disponíveis nos ambientes sociais, escolha a opção certa para jogar o seu lixo:

Fonte:
 <http://radiosolar.dominiotemporario.com/www/portal/?view=noticia&id_noticia=709>


    Conheça as cores da ação ecológica:



Fonte: <http://coletaseletiva.net/entendendo-a-coleta-seletiva/>

    As lixeiras coloridas representam as diversas maneiras de separar o lixo e reciclá-lo conforme material que é composto, pois tais composições prejudicam o meio ambiente. Por meio da reciclagem conforme tipo de material, a população busca um mundo menos poluído e mais agradável de viver. Contudo, alguns compostos encontrados em pilhas e baterias, a tecnologia em geral, poluem o meio ambiente e deve descartá-lo em postos específicos e adequados, evitando assim a poluição ambiental. 
    O excesso de lixo é um dos fatores que mais definem a extinção dos animais, pois como visto diariamente em programas ecológicos e mesmo nos telejornais, os lagos, mares e rios estão sempre carregados de entulhos e resíduos de produtos consumidos pelo homem. O que acontece em muitas das vezes, é que não encontramos um lixo por perto quando andamos por diversos lugares, compramos e consumimos, no entanto, não nos dispomos de paciência ou hábito ecológico de procurar um lixo, para fazer o depósito corretamente. 
    Pela falta de consciência ambiental, os plurais animais, que habitam o mar, sofrem as consequências; o mesmo vale para as queimas indevidas, que geram o desmatamento e destruição de outras espécies animalescas. Pense nas Vidas! 


 
Fonte: <http://focopropaganda.blogspot.com.br/2012_07_01_archive.html>.

  
    O cartaz acima contém uma mensagem de conscientização à população, pois envolve tanto os animais descritos na carta de Pero Vaz, como a natureza prevalecendo. Busca-se, chamar a atenção do leitor para a ideia de reciclar o lixo, reaproveitando-o de forma criativa e aborda ainda a questão da preservação da água, que é a composição necessária para a existência humana. Portanto, seu objetivo é mostrar para as pessoas que a reciclagem é uma das soluções para a preservação da vida, da natureza e pensar no futuro, pois o mundo está globalizado pelo consumismo capitalista e se não tomarmos providências, ele será destruído rapidamente por meio das ações humanas e globalizadas,ao invés de serem inovadoras.
    A consciência ambiental é um dever de todos para com a Natureza, esta que é o cenário para múltiplas ciências e estudos, e principalmente o cenário da vida.



Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=SrcxwfvSP8A>



Teste seus conhecimentos sobre reciclagem, com o joguinho operação limpeza da sabesp. Escolha a opção correta para depositar o lixo!



 (Fonte: <http://www.clubinhosabesp.com.br>)



Ajude seu Planeta! Recicle e Preserve!




0 comentários:

Postar um comentário