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Língua Materna em Foco



   








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 No mundo em que vivemos, a linguagem transcorre nossas atividades individuais e coletivas, verbais, não verbais ou transverbais, assim, se cruzam, se completam e se modificam constantemente, acompanhando o movimento de transformação do ser humano. É por meio de diferentes linguagens que o homem se expressa, registra o resultado de suas ideias, emoções, informações, ideologias, etc.


“A palavra distingue os homens dos animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado”. (CHAUÍ, 2001, p. 136).





(Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=z6sNEQ5-iaY>)

O estudo da língua portuguesa é essencial para os falantes de língua materna, já que vivemos em uma sociedade culturalmente diversificada. É necessário conhecer as regras estruturais da língua (norma culta), as quais são requeridas em qualquer território nacional. Vale lembrar que cada povo tem sua linguagem popular, variando conforme cada cultura; é o caso de mandioca, aipim e macaxeira, ambas se referem à mesma raiz alimentícia. Partindo disso, apresentaremos alguns aspectos que competem ao estudo da sintaxe como: o estudo do sujeito e dos verbos com as suas respectivas classificações.



  “A linguagem é um sistema de signos ou sinais usados para indicar coisas, para a comunicação entre pessoas e para a expressão de idéias, valores e sentimentos.” (CHAUÍ, 2001)

         A sintaxe é o estudo das relações sintagmáticas da oração, sendo este objeto de estudo morfossintático, respeitando o contexto e função que a palavra exerce na frase. E para isso, deve-se colocar a oração na ordem direta, ou seja, SVC (Sujeito, Verbo e Complemento).
   Sujeito é uma noção gramatical e para identificá-lo na oração tem como base o método pergunta e resposta, em que deve-se transformar a frase afirmativa em pergunta e em seguida responder substituindo todo termo por ele (s), ela (s) sem que perca o sentido, vejamos alguns exemplos para esclarecer esse método.

Paulo está triste? 
Sim, ele está triste.

As flores rosas e amarelas murcharam no meio do caminho?
Sim, elas murcharam no meio do caminho.

   O método pergunta e resposta possibilita:

  • a substituição de um ou mais núcleos por um pronome do caso reto, quando for sujeito simples ou sujeito composto; 
      Exemplos: 
       O cachorro latiu muito? 
       Sim, ele latiu muito.

       Maria, Pedro e João foram ao cinema?
       Sim, eles foram ao cinema.
  • acrescenta-se um pronome quando este for sujeito oculto; 
      Exemplo: 
        Estamos sempre confusos? 
        Sim, nós estamos sempre confusos.
  • não acrescenta e nem substitui quando sujeito inexistente; 
        Exemplo:
         Chovia muito?
         Sim, chovia muito.

  • se houver a possibilidade de acrescentar até dois pronomes do caso reto seja singular ou plural quando for o sujeito  indeterminado.
      Exemplo:
        Procuraram as cartas em todos os lugares?
        Sim, (eles/elas) procuraram cartas em todos os lugares.

     O estudo dos verbos possibilita aos alunos a compreensão da oração, sendo necessário o uso ou não de um complemento. Os verbos são os primeiros termos que devem ser encontrados na oração para que se comece a análise morfossintática na língua portuguesa. São classificados como: 

  • Intransitivos, esses apresentam sentido completo na frase e não precisam necessariamente de complemento (ex.: A noite partiu inesperada.); 
  • Transitivos, quando há a necessidade de um complemento, aos quais são classificados como: transitivo direto, quando não seguido por preposição (ex.: Comprei um carro.); transitivo indireto, se seguido por preposição (ex.: Aqueles soldados não confiam em seus superiores.); transitivo direto e indireto, quando há dois complementos, um seguido por preposição e outro não (ex.: Ofereceram o cargo ao deputado.)
    Há Ainda o verbo de ligação que não tem carga semântica e tem por complemento obrigatório um adjetivo que se refere ao sujeito (ex.: Os meninos estavam nervosos). Também podem ser chamados de verbos copulativos.



Teste seus conhecimentos relacionados à Língua Portuguesa


1-  Leia o trecho retirado da Carta de Pero Vaz e identifique os verbos da oração e classifique-os. Justifique sua resposta.

    "Enquanto andávamos nessa mata a cortar lenha, atravessavam alguns papagaios essas árvores; verdes uns, e pardos, outros, grandes e pequenos, de sorte que me parece que haverá muitos nesta terra”. (VAZ, 1963, p. 8)


2- Utilizando o mesmo excerto do exercício anterior, identifique quais são os tipos de sujeito? Justifique a sua resposta.


3-   Quanto às afirmações abaixo, indique quais são verdadeiros ou falsas:

a)( ) O sujeito simples apresenta dois núcleos substantivos. 
b)( ) O sujeito pode ser precedido por preposição.
c)( ) O sujeito oculto pode ser deduzido, está implícito.
d)( ) O sujeito composto pode ser substituído por um único 
pronome (eles ou elas)
e)( ) O sujeito inexistente não pode ser substituído por nenhum termo.
f)( ) O sujeito indeterminado pode ser confundido com o sujeito simples.


Compra-se
(José Lopes)

Compra-se seres humanos
Calados, domesticados
Que não pensem, nem opinem
Ao serem questionados.
Que não vejam, nem escutem
Nem sintam-se incomodados.

Compra-se seres humanos
Que sejam modernizados
Que andem sempre na moda
Felizes, etiquetados
Que propaguem e que convençam
Até os conscientizados.

Compra-se seres humanos
Totalmente desligados
Que não gostem de política
E estejam sempre ocupados
Que não sejam de esquerda
E nem sindicalizados.

Compra-se seres humanos
Famintos, desempregados,
Indecisos, inseguros,
Descalços, descamisados,
Menores, analfabetos,
E até informatizados.
Compra-se seres humanos
Idosos, aposentados,
Jovens e adolescentes
De preferência, os drogados
Que sumam-se, consumindo,
Em tempos globalizados!!!
(Disponível em: < http://www.mundojovem.com.br/poesias-poemas/globalizacao/compra-se>)




4. Leia o poema “Compra-se” e assinale a alternativa correta.

I – Os verbos “compra-se”, “vejam” e “escutem” são classificados como intransitivos.
II – Os verbos “compra-se” e “escutem” são classificados como transitivos diretos.
III – O verbo “vejam” pode ser classificado como transitivo indireto.
IV – O verbo “compra-se” classifica-se como transitivo direto e o verbo “escutem” classifica-se como intransitivo.
V – Todos os verbos são classificados como intransitivos.


a) As alternativas I e II estão corretas.
b) As alternativas III e V estão incorretas.
c) Somente a alternativa IV está correta.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.



5. Classifique os verbos das orações abaixo em VTD, VTI, VL ou VI.

a) “Que sejam modernizados”
b) “Que propaguem e que convençam
c) “Que não gostem de política”
d) “E estejam sempre ocupados”
e) “Que sumam-se, consumindo


 Leia o verso a seguir retirado da canção “Segue o seco” de Marisa Monte, responda às questões de 6 e 7.

“Segue o seco sem sacar que o caminho é seco
Sem sacar que o espinho é seco
Sem sacar que seco é o Ser Sol
Sem sacar que algum espinho seco secará
E a água que sacar será um tiro seco
E secará o seu destino seca
Ô chuva vem me dizer
Se posso ir lá em cima prá derramar você
Ó chuva preste atenção
Se o povo lá de cima vive na solidão”
(Marisa Monte . CD Verde Anil Amarelo Cor de Rosa e Carvão. 1994)

6. Observe os três primeiros versos:

"Segue o seco sem sacar que o caminho é seco
Sem sacar que o espinho é seco
Sem sacar que o seco é o Ser Sol"

Cada um desses versos é formado por duas orações, ligados pelas conjunções sem e que. Classifique os verbos das orações e justifique sua resposta.



7. Relacione o trecho da canção de Marisa Monte com a imagem abaixo, é possível dizer que os verbos “está”, “destruindo” e “houvesse” exercem a mesma função que os verbos da canção? Justifique.


(Disponível em: <https://www.facebook.com/photo.php?fbid=394739597311229&set=pb.236992903085900.-2207520000.1370139202.&type=3&theater>)


Produção Textual

O hipercapitalismo transforma o ser humano em um ser consumista e individualista, consequentemente o ser humano passa a pensar menos nos problemas sociais e ambientais. Segundo Gilles Lipovetsky e Jean Serroy, De forma geral, engana-se de época quem diagnostica a homogeneização crescente do planeta baseando-se em uma sucessão de produtos altamente padronizados e globalizados, a exemplo da Coca-Cola ou do McDonald’s. O hipercapitalismo de consumo se caracteriza, ao contrário, por uma economia da variedade e da renovação rápida dos produtos. Não é a redução, e sim a explosão da diversidade que marca a cultura-mundo.” [...] “Naturalmente os produtos de alto valor tecnológico (computador, telefone celular, automóvel, produtos farmacêuticos etc.) têm uma difusão universal.” (LIPOVETSKY, SERROY; 2011, p. 119 - 120).




   (Disponível em: <http://www.trendhunter.com/trends/artist-dietrich-wegner>)




8. Associe a imagem com o texto acima, e discorra com suas palavras quais são as vantagens e desvantagens da tecnologia para os homens e o meio ambiente nos dias de hoje.





Para finalizar esta unidade linguística, veja o vídeo do Teatro Mágico, relacionado aos aspectos gramaticais da Língua Portuguesa.

  (Disponível em: <http://www.youtube.com/watch?v=obGnfvtdA_g>)



Continue a estudar e a pesquisar sobre a Língua Materna!!!!


REFERÊNCIAS


BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. Ver., ampl. e atual. conforme o novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 12ª ed. 4ª impressão. São Paulo: Ática, 2001.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A cultura-mundo: respostas a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

NETO, Pasquale Cipro.; INFANTE, Ulisses. Gramática da Língua Portuguesa. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2008.   

SAUTCHUCK, Inês. Prática de Morfossintaxe: Como e por que aprender análise (Morfo) sintática. São Paulo: Manole, 2004.


Webgrafia


A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf>. Acesso em: 08 jun. 2013.





GABARITO

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