O Fórum é um recurso utilizado
em ambientes virtuais, ao qual, as pessoas interagem refletindo sobre um
único tema, ou seja, é nesse espaço em que alunos, educadores e colegas interagem
expondo suas opiniões. Portanto, é por meio dessa ferramenta tecnológica que
propomos algumas reflexões acerca da temática Meio Ambiente, sendo de
fundamental importância para que haja comunicação e como forma de avaliação ao
processo ensino-aprendizagem do aluno.
REFERÊNCIA
Imagem Jean Piaget. Fonte da imagem: <https://www.google.com.br/search?q=Professores&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=prLAUcadBufV0QH26YDgDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1280&bih=880#tbm=isch&sa=1&q=coruja+professor&oq=Coruja+profe&gs_l=img.3.0.0l2.43750.45686.0.48315.12.12.0.0.0.0.204.1316.6j5j1.12.0...0.0.0..1c.1.17.img.ORRZGJiTWpM&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47883778,d.dmQ&fp=d257760c301cbd7d&biw=1280&bih=880&facrc=_&imgrc=QThc6gtDU8xEXM%3A%3BSS89UdhLBEapcM%3Bhttps%253A%252F%252Ffbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net%252Fhphotos-ak-prn1%252Fp480x480%252F942468_627618273933551_1157024981_n.jpg%3Bhttps%253A%252F%252Fpt-br.facebook.com%252FMeuProfessorEIncrivelValorizeSo%253Ffilter%253D3%3B438%3B456>
A ideia do biobook é
desenvolver nos alunos a autonomia e aprender a lidar com o outro,
respeitando as opiniões e interagindo com o grupo. Ao final da observação e com
base nas discussões, cada integrante fará um relatório posicionando-se sobre o
que perceberam nas visitas ecológicas.
As discussões acerca das
visitas realizadas pelo grupo deverão ser registradas nesse espaço, ao qual,
estará anexada. Ao final desse processo, cada integrante do grupo vai expor sua
opinião e interagir com o outro; utilizando a norma culta, ou seja, adequando
linguagem ao ambiente virtual.
Biobook
Orientações Gerais: (Produção e
organização dos educandos em grupos.)
- Os alunos se dividirão em grupos de 5
integrantes para elaborar o biobook.
- Os integrantes do grupo decidirão quais serão
os locais e pontos a serem fotografados e abordados.
- Sugestões: lugares poluídos por lixos e
entulhos, ao qual, afetam a natureza e à saúde humana; tais como: parques,
zoológico e praças, ou seja, espaços aberto ao público.
- Conclusão: ao final da montagem do biobook,
deverá conter uma produção textual de cada integrante, posicionando-se
sobre o que perceberam das ações sociais em relação ao meio ambiente,
quais impactos são vistos e sugerir soluções em que poderiam mudar as
situações atuais.
Reflexões
1. Observe a seção "Reciclar
é preservar!". Baseando nos textos, nas imagens e no vídeo reflita sobre
as ações humanas. O que você faz para contribuir com a preservação do meio
ambiente? Para reverter essa situação, preservando a vida da fauna e a vida
humana, qual é a melhor solução para que esses problemas globais sejam
resolvidos? Justifique sua resposta.
2. O vídeo “What a wonderful
world” é uma música que causa diversas impressões, entre elas, que o homem é o
próprio causador do “mal” do meio ambiente. Na carta de Pero Vaz nota-se que
havia uma visão quase perfeita sobre a natureza no Brasil. Relacionando os dois
recursos, é possível dizer que muita coisa mudou ao longo dos
anos. Escreva um texto dissertativo em que essas mudanças estejam co-relacionadas.
Explique e exemplifique.
3. Elabore um texto descrevendo as
vivências pelo grupo (quais lugares visitados, o que observaram...). Explique
em até que ponto as atitudes humanas favorecem ou prejudicam o meio ambiente e
de que forma isso ocorre. Relacione as ações humanas e crie soluções para uma
melhor convivência entre a humanidade e o meio ambiente. Justifique com base
nas observações e discussões do grupo, posicionando-se individualmente.
4. Apresente aos colegas e ao
professor, quais são os problemas mais graves que interferem na natureza
sendo estes causados pelo homem. Posicione-se criticamente sobre isso e depois
comente a resposta de outras pessoas.
5. Com base na temática meio ambiente e nas visitas realizadas pelo grupo, posicione-se explicando de que forma você contribui para a preservação do meio ambiente e da fauna. Em quais momentos pode-se perceber que a interação com o grupo auxilia nesse processo de preservação? Comente.
5. Com base na temática meio ambiente e nas visitas realizadas pelo grupo, posicione-se explicando de que forma você contribui para a preservação do meio ambiente e da fauna. Em quais momentos pode-se perceber que a interação com o grupo auxilia nesse processo de preservação? Comente.
REFERÊNCIA
Imagem Jean Piaget. Fonte da imagem: <https://www.google.com.br/search?q=Professores&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=prLAUcadBufV0QH26YDgDQ&ved=0CAcQ_AUoAQ&biw=1280&bih=880#tbm=isch&sa=1&q=coruja+professor&oq=Coruja+profe&gs_l=img.3.0.0l2.43750.45686.0.48315.12.12.0.0.0.0.204.1316.6j5j1.12.0...0.0.0..1c.1.17.img.ORRZGJiTWpM&bav=on.2,or.r_qf.&bvm=bv.47883778,d.dmQ&fp=d257760c301cbd7d&biw=1280&bih=880&facrc=_&imgrc=QThc6gtDU8xEXM%3A%3BSS89UdhLBEapcM%3Bhttps%253A%252F%252Ffbcdn-sphotos-d-a.akamaihd.net%252Fhphotos-ak-prn1%252Fp480x480%252F942468_627618273933551_1157024981_n.jpg%3Bhttps%253A%252F%252Fpt-br.facebook.com%252FMeuProfessorEIncrivelValorizeSo%253Ffilter%253D3%3B438%3B456>
0 comentários:
Postar um comentário