(Fonte: <http://www.youtube.com/watch?v=aDaOgu2CQtI>)
Tecnologia desastrosa
A tecnologia tem seu papel na historia, e disponibiliza para o homem uma forma de evolução. Desde a pré-história o homem busca sobrepor-se ao seu próximo, um exemplo claro dessa atitude humana foi quando o homo sapiens dominou seus irmãos, os homens de neardental. Os neardentais tinham seus corpos estruturalmente mais robustos, entretanto, os homo sapiens começavam a produzir um novo tipo de pensamento futurista, armamentos como lanças e facas de osso, que permitiam com que os mesmos sobrevivessem a outros povos e até aos animais.
Milhares de anos depois temos datados pelos registros históricos, impérios que utilizaram-se da tecnologia para a destruição, tais como os Persas, Alexandre o Grande e os Romanos, todos com pensamentos e armamentos futuristas, para a época em que viveram. A tecnologia contribuiu e facilitou para que esses grandes reinos governassem sobre os menos favorecidos.
Em meados de 1500, os portugueses com suas grandes navegações chegam até o Brasil, esse acontecimento histórico descrito por cronistas, só foi realmente possível com auxilio da tecnologia da época, como as caravelas e o alto investimento da coroa portuguesa nas navegações. Ao chegarem à terra de Santa Cruz, nome dado as terras brasileiras pelos portugueses, os mesmos descobrem também os índios, que são tachados pelos europeus de criaturas pagãs e sem qualquer tipo de cultura própria, típico pensamento preconceituoso português, sobre o povo colonizado. Os índios foram dizimados pelos portugueses, milhares de tribos com diferentes culturas e formas de ser foram destruídas por serem tecnologicamente menos avançadas, e por portarem arco e flecha, enquanto o auge dos armamentos eram as armas de fogo.
Em pleno século XX surge Adolf Hitler que tinha em seu repertório de armas, os aviões e tanques de guerra. A tecnologia trouxe para o homem formas diferentes de ver o mundo, contribuindo com a evolução humana. No século XXI somos bombardeados por informações a todo tempo, a facilidade de nos mantermos conectados é imensa, entretanto, somos completamente presos a uma liberdade ilusória. A mídia nos diz o que fazer, falar, usar, viver, pensar e ser; é uma terrível realidade tatuada em nossa mente, que nos cega dos problemas sociais, e que giram em torno das sociedades. Isso só irá mudar quando nos livrarmos deste cabresto colocado pela burguesia, e que nos impede de olharmos além do que nossas viseiras nos permitem enxergar.
(Por Guilherme Luiz - Ambiente das Letras)
0 comentários:
Postar um comentário